Como nenhum livro didático do país sabe, uma conferência de cientistas rebaixou o planeta Plutão à condição de planeta-vininho. O que menos gente sabe, e que não é ensinado nas escolas, é que os planetas do sistema solar são nomeados de acordo com os nomes latinos dos deuses da mitologia grega. Só para constar:
1) Mercúrio é o deus das mensagens, dos correios e, numa acepção mais moderna, da tele-entrega. Como é o mais rápido dos deuses (mais até que o papa-léguas), é o nome dado ao planeta mais perto do sol.
2) Vênus é a deusa da beleza. Diz a lenda que ela nasceu da porra de Júpiter, quando este, numa masturbação enlouquecida, gozou no mar. Essa história é verdadeira. Sério! Só que ela não é contada assim de forma nua e crua nos livros. Já o motivo de terem dado esse nome para um planeta coberto por uma nuvem de gás continua sendo um mistério (já que não deu tempo de pesquisar).
3) Terra é, assim... a deusa da terra (num sentido de chão, mundo). Acho que não precisa explicar mais.
4) Marte é o deus da guerra. Dá também pra fazer uma analogia com os Cavaleiros do Zodíaco e dizer que o santuário fica em Marte. Mas não. O cara que nomeou o planeta deve ter adivinhado que meia ficção científica ia fazer os marcianos invadirem a Terra. Até o Legião Urbana fez isso!
5) Júpiter é o deus-pai, que deu origem a todos os outros. Na verdade, ele é o deus neto, já que o deus pai mesmo é um cara simpático que vem a seguir, assim como o deus filho. Mas ele é um cara importante mesmo assim e por isso nomeia o maior planeta descoberto. Se não me engano, existem reações na superfície desse gigante gasoso que criam raios. Aí outra analogia. Agora, eu me pergunto mesmo como os jupterianos gigantes sobreviviam num planeta sem chão (vide Chapolin Colorado).
(continua)
2006/08/25
Plutão é rebaixado a planeta-Vininho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este blog aprecia opiniões diversas e propostas de debate. Não se acanhe e deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário