2008/06/06

Salada de frutas com verdura

(texto publicado no site Os Armênios no dia 5 de junho)

Tudo bem que já faz quase uma semana, mas só na terça-feira consegui assistir ao último episódio da quarta temporada de Lost. Spoilers e coelhos viajantes no tempo a parte, o final da série põe em cheque um fator um tanto mais pessoal: enquanto a quinta temporada não chega, o que eu vou assistir para fechar o tempo?

O mais óbvio é que tem que ser uma série de ficção científica mas, como a greve dos roteiristas assassinou dez episódios da temporada, ficam alguns meses vagos até a terceira série de Heroes. Nesse vácuo temporal, nada melhor do que voltar os olhos para a produção nacional. É por esses – e outros – motivos que sintonizei na rede Record para assistir ao primeiro capítulo da novela Os mutantes – Caminhos do coração.

Nos primórdios da minha juventude, quando passava com amigos as tardes jogando RPG, costumavamos seguir uma regra básica na criação dos cenários: "misture com moderação", algo que a novela de Tiago Santiago não segue. Só no primeiro capítulo, são vampiros, mutantes e – pasmem – dinossauros assombrando São Paulo. A cena dos dinossauros, alias, mostra um filhote que acaba de sair do ovo correndo em direção ao mar com destino à cidade grande. Jurassik Park?

Guerra de horário
Problemas na receita a parte, Os mutantes é um produto midiático de sucesso. A primeira temporada de Caminhos do coração alcançava a média de 20 pontos no ibope. E isso que contava com uma boa parte de seu público cativo pertencente a crianças e adolescentes.

A nova fase não irá mais ao ar tarde da noite, e sim às 20:40. "Então, com isso a gente vai resolver o problema de milhões de lares do Brasil onde hoje em dia as crianças querem dormir mais tarde para poder ver Caminhos do Coração", conta Tiago Santiago, em entrevista ao site Estrelando.

A conveniência com o público não é o único motivo pelo qual o horário foi modificado. Quando pertencia à faixa das 22 horas, Caminhos batia de frente com Queridos amigos, da Rede Globo. "Que pelo público não foi tão querida e no enfrentamento direto chegou a fazer 12 pontos", lembra o jornalista Fernando Schweitzer em artigo para o Observatório da Imprensa. A estratégia aparenta estar funcionando: embora não tenha vencido, o folhetim da Record registrou 23,3 pontos de audiência, contra 35 de A favorita, da Globo. Só para lembrar, o último capítulo de Duas caras (a novela que era inimiga do Batman) registrou 45 pontos.


Sopa de letrinhas
Os mutantes é uma inovação na história da teledramaturgia brasileira por elevar o gênero de ficção científica a níveis nunca antes presenciados. Claro que nós já passamos por coisas como O beijo do vampiro e a clássica Vamp, mas nunca a salada de frutas misturou tantos elementos como os de Lost (uma ilha com seres estranhos) e Heroes (os próprios seres estranhos).

Também há uma mistura absurda de Tropa de Elite com X-men, já que teremos um pelotão da polícia especializado em caça aos mutantes (mal posso esperar para que eles empreguem ciborgues gigantes chamados de “vigias”, para não tornar a fonte de inspiração tão óbvia). No primeiro capítulo, alias, o tal pelotão, chamado Depecom, parte para o centro de São Paulo para conter uma revolta de lobisomens utilizando armas não-letais e dardos tranquilizantes.

No quesito mutantes, a novela já mostrou mais de 33, sendo que pelo menos 12 novos serão adicionados na segunda fase. Os poderes variam entre vampirismo, licantropia, uma mulher com habilidades acrobáticas e sua irmã gêmea com a habilidade de absorver poderes, entre outros que ainda deverão aparecer, como um garoto nerd-super-gênio com a habilidade de criar máquinas com poderes, ao melhor estilo Forge (na versão X-men evolution, claro).

Provavelmente, não devo assistir mais a Os mutantes. Prefiro parafrasear Chico Buarque e dizer que "to me guardando pra quando Heroes chegar", o que só deve acontecer em setembro. Só para concluir, a salada de frutas da novela brasileira foi tão misturada que até verdura tem no meio. Até hoje, poucas séries conseguiram combinar elementos diversos como vampiros, lobisomens, alienígenas e semelhantes de forma tão harmônica, e Os mutantes não é uma delas. Agora com licença, vou me desintoxicar tomando um pan-galatic garbleblaster, porque essa mereceu.

Links interessantes (e de onde saíram os dados desse texto)
FNDC - Novela sobre mutantes pode chegar aos cinemas
Estrelando - Entrevista: Tiago Santiago apresenta novos mutantes
Folha online - "Os Mutantes", nova fase de "Caminhos do Coração", estréia na terça
Folha online - "Os Mutantes" começa com efeitos toscos de dinos e lobisomens
Observatório da imprensa - Aguardemos as cenas do próximo capítulo

Nenhum comentário:

Twitter

    follow me on Twitter
    Este blog aprecia opiniões diversas e propostas de debate. Não se acanhe e deixe um comentário!