Ok, vamos comentar sobre o seminário! Em primeiro lugar, vale dizer que a estrutura do evento foi a seguinte: chamaram três pessoas com o título de O Cara por seus estudos sobre o pós-modernismo (que, segundo Kellner, é um construto natural, não uma coisa ou estado de coisas1) e os rodearam de personalidades locais ou nacionais pra fazer o pão do sanduiche2.
Na primeira noite o grande nome foi o francês Michel Maffesoli e sua inseparável gravata borboleta (não achei a página dele, então aí está uma biografia breve. Fotos da gravata em breve.), que nos presenteou com pérolas como "não estou encontrando um termo para expressar o que quero dizer, mas estou falando de sacanagem!", além de outras que minha curta memória não lembra mais.
Seguiu com a palavra o conhecido Muniz Sodré, agora de cabelos curtos. Por algum motivo, todas as vezes que eu vi o sr. Sodré (um dos grandes nomes da comunição brasileira, ao lado do André Lemos e, ouso arriscar, do Rüdiger) ele arranja confusão com alguma personalidade local. Da primeira vez, no Intercom, a discussão acerca do conceito de terrorismo trouxe espasmos para o grande (nos dois sentidos) Jacques Wainberg3. Desta vez, o baiano da UFRJ encarou com o terceiro convidado, Donaldo Schüller, patrono da última feira do livro, que teve o qüociente de interesse de seu discurso "A morte do homem cartesiano" ampliado exponencialmente por um desenho do Luiz acerca do tal homem. Schüller, um cara com mestrado, doutorado (dois de cada), pós-doutorado e, pasmem, livre-doscência; foi chamado, provavelmente, de última hora, para substituir o professor Eduardo Portella (sempre tem um, né?), o qual foi enviado para a 33a conferência geral da UNESCO.
1 Kellner, Douglas. A cultura da mídia, p71.
2 iche.
3 A frase que desencadeou a discussão, nas palavras de Sodré, foi "Os israelenses, contra os palestinos, também fazem terrorismo". Questionado oficialmente acerca do assunto, Wainberg retrucou que "a universidade sempre foi local de discussão, não de amizades" (a declaração não saiu na matéria). Os dois fodões foram vistos conversando animadamente no último dia do Intercom, no qual Sodré não compareceu à entrevista agendada para o CanalFam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário