2005/09/14

De como passei a amar a Cultura ainda mais

Na semana passada, em minha visita semanal à Livraria Cultura, encontrei na seção de periódicos a revista Shaman King n45. Havendo eu perdido as edições 43 e 44 (as edições que chegam na Cultura são mais recentes do que as de outras livrarias), tratei logo de conversar com um dos vendedores e encomenda-lás, prática que volta e meia faço (90% da minha coleção de Shaman King vem da Cultura). O vendedor aparentemente estava em treinamento, pois de seus colegas mais antigos (que já fez-me encomendas em outras ocasiões) estava a ajudá-lo. Ao contrário de outras experiências com pessoas ignorantes, esse foi cordial comigo e não ocorreram maiores problemas (mais tarde ele vai me ligar). A única diferença é que este vendedor fez algo que os outros não tinham feito: ele me deu o prazo exato de terça-feira (os outros geralmente dizem "na próxima semana" e pedem pra esperar o e-mail de confirmação). É nesse simples detalhe que começa a história

A minha agenda de visitas a Cultura é fixa: uma vez por semana, depois da aula de japonês (o que significa ai por 1:30, 2:00 da tarde). Como a aula era terça, resolvi aproveitar para pegar minhas queridas revistas que preencheriam uma enorme lacuna na coleção. E assim cheguei aproximadamente as 1:45 na Cultura. Fui direto para a seção de quadrinhos onde, feliz, achei duas cópias de Buda (vol VIII), as quais imediatamente peguei. Ai me dirigi à seção de encomendas e pedi pelos meus tão esperados quadrinhos. Que, infelizmente, não haviam chegado e estavam prometidos para as 5 horas. Bem... o que fazer? Agradeci a atentende e fui para a seção de periódicos, onde catei 3 exemplares de Fruits Basket 6. Paguei os 60 contos e sai da Cultura. Eu queria mesmo as duas revistas. Eu estava com fome. Eu tinha um trabalho e uma leitura para fazer para o dia seguinte. Aí fiquei.

Fui para o mercado, improvisei o almoço com uma daquelas embalagens de sushi e me sentei naquelas mesas acolchoadas do Bourbon Country. Isso devia ser umas 2:15. Comi e pus-me a ler as revistas que comprei, começando por Neon Genesis Evangelion - The Iron Maiden Second n2, que comprei em outra livraria (onde faço sempre uma revisão depois de sair da Cultura). Às 3:00 já tinha lido tanto ela quanto Furuba e às 3:45 terminei Buda.

Subi novamente à Cultura e fiquei enrolando por um tempo vendo alguns livrinhos legais (não muitos: é melhor não ficar vendo essas coisas já que sou um comprador de livros compulsivo) até que fossem 5:00. Dei mais um tempo e voltei à seção de encomendas para descobrir que devido a um problema interno de logística minha reserva não chegaria aquele dia. A moça que me atendeu foi tão legal que ainda disse que por causa disso eles se comprometiam a me enviar as revistas para casa sem custo adicional. O que me deixou feliz.

De certa forma, essa tarde passada no Bourbon Country teria sido totalmente perdida, mas ela me rendeu, além da entrega, um livro de kendô e um cartão-bônus de P$7,00 graças aos 120 contos que eu gastei (dos quais 50 serão reembolsados. Viva!). Mas ainda viriam outras boas surpresas.

Durante a noite, estava eu desesperado colocando os trabalhos em dia junto do Diego (via msn terrestre) quando o telefone tocou:

- Alô? O jvk se encontra?

Reconheci a voz como sendo do fofo e estranhei ele me ligando, já que deveria estar passando um material a limpo no computador.

- E quem mais mora aqui? - respondi.

- Olha, aqui é o Geison, da Cultura...

Ai me enchi de vergonha e pedi desculpas, sorrys, enchüldigungs e gomenosais em todas as línguas que conhecia e não conhecia. O cara, que era o mesmo que me fizera a encomenda, riu e explicou que minhas revistas estavam disponíveis e eu podia pegá-las a partir do dia seguinte. Beleza! Me desculpei mais uma vez e, depois de desligar, deitei na cama para me afogar em um mar de vergonha pelo fora (não sem antes compartilhar o que acontecia com o Robson via msn).

Aconteceu que no outro dia acordei gripado e resolvi não ir na aula. Dormi até às 10:00 e comecei a diagramar os trabalhos de Planejamento Gráfico. Ai pelas 11:00 o telefone toca. Era a mesma mulher que, no dia anterior me explicou o problema das revistas.

- Olha, suas revistas estarão sendo entregues em sua casa no período da tarde sem nenhum custo adicional e, como o senhor já pagou, o valor de sua compra poderá ser resgatado na forma de desconto em suas compras seguintes.

Agradeci a dona (desculpe, não lembro o nome dela) e fiquei muito feliz com a maneira deles tratarem seus clientes, que melhorou muito desde o ano passado (uma história que ainda será contada). Com o bônus total de R$16,00 garantido, comecei adicionar alguns livros em minha lista de compras. Aí me ocorreu uma grande idéia: o jvk's free Monty Python's complete series dvd box set project (mais detalhes em breve).

ps. soubesse eu que isso iria acontecer e teria aproveitado para encomendar os últimos volumes de X que me faltam.

Nenhum comentário:

Twitter

    follow me on Twitter
    Este blog aprecia opiniões diversas e propostas de debate. Não se acanhe e deixe um comentário!